O alemão Nico Rosberg manteve o domínio da Mercedes no treino classificatório deste sábado para o GP dos Estados Unidos e assegurou a pole position para a prova deste domingo, a terceira da história da Fórmula 1 na cidade de Austin.
Será a nona vez na temporada em que o piloto da largará na frente. Seu companheiro de escuderia, o inglês Lewis Hamilton, ficou com a segunda posição.
O brasileiro Felipe Massa fez boas voltas durante os dois últimos treinos livres, mas acabou perdendo na disputa direta com seu companheiro de Williams. Enquanto o finlandês Valtteri Bottas ficou com o terceiro lugar, o brasileiro largará uma posição atrás, em 4º, fechando a segunda fila.
Largando da quinta colocação estará o piloto Daniel Ricciardo, da Red Bull, logo à frente de Fernando Alonso, da Ferrari. Jenson Button, Kevin Magnussen, Kimi Raikkonen e Adrian Sutil completam a lista dos dez primeiros.
A baixa ficou por conta de Sebastian Vettel. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) já havia confirmado nesta sexta-feira que o alemão iria iniciar o GP dos Estados Unidos no pit-lane. O piloto da Red Bull vai usar o sexto motor da temporada em solo norte-americano, superando o limite anual de propulsores.
Essa é a terceira vez que o GP dos Estados Unidos será realizado no autódromo de Austin. Lewis Hamilton venceu na estreia, e Sebastian Vettel subiu no lugar mais alto do pódio em 2013. A prova acontece na tarde deste domingo, às 18h (de Brasília).