Notibras

Gripe já matou dois, mas pouca gente vai a posto se vacinar

Foto/Arquivo Notibras

Cibele Moreira

O Distrito Federal registrou 262 notificações de gripe em seu estado mais grave neste ano. Dessas, 72 foram confirmadas, a maioria (55) ocasionada pelo vírus sincicial respiratório, mais comum em bebês e crianças pequenas.

A influenza A H3 atingiu nove pessoas em Brasília. Duas delas morreram. O primeiro caso foi confirmado no final de abril, e o segundo, na semana passada. As pacientes tinham doenças crônicas e estavam internadas em unidade de terapia intensiva (UTI).

Os dados são do Boletim Epidemiológico da Gripe nº 6, divulgado nesta segunda-feira (8) pela Secretaria de Saúde. Ainda segundo o informativo, houve oito ocorrências provocadas pelo metapneumovírus.

Até o momento, só foi comprovado um caso de gripe do vírus sincicial respiratório em gestante. De acordo com o balanço da secretaria, o quadro já evolui para cura.

Em 2016, foram registradas 12 mortes no mesmo período, sendo 10 delas ocasionadas pela influenza A H1N1, uma por adenovírus e a outra por metapneumovírus.

Vacinação – No Distrito Federal, a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza foi iniciada em 17 de abril e seguirá até 26 de maio. Os grupos a serem vacinados são:

A estimativa de vacinação contra a influenza em 2017 para o DF é de 687.155 pessoas, e a meta de cobertura, de 90%. Até agora, 156.096 (22,7%) foram imunizadas.

No sábado (13), será montado um esquema especial para a vacinação pelo Dia de Mobilização Nacional (Dia D). Além de 130 dos 180 postos de saúde de Brasília disponíveis para imunização, 20 unidades móveis estarão preparadas com as doses.

Sair da versão mobile