Um grupo de mulheres realizou uma manifestação na manhã deste domingo (26) no Leme, Zona Sul do Rio. Segundo o G1, o movimento denominado “Marcha das Mulheres Negras” protestava contra o racismo e a violência. De acordo com uma das representantes do grupo, Clatia Vieira, de 50 anos, as mulheres sofrem violências constantemente.
“Esta é uma marcha de mobilização que estamos fazendo para mobilizar as pessoas. Esta é uma das atividades que estamos fazendo no Estado do Rio. A gente está marchando contra o machismo, racismo e violência. Também lutamos pelo bem viver de todas as mulheres negras do Rio. Estamos aqui com o objetivo de mobilizar e mostrar a nossa indignação. Queremos mostrar que as políticas públicas não têm atingido as mulheres negras. Essas mulheres são vítimas de violência mental e física”, afirmou.
Clatia afirmou ainda que o movimento luta pela não redução da maioridade penal. “Estamos aqui em repúdio a redução da maioridade penal, repúdio dos parlamentares que lutam pela redução e não tem compromisso com a comunidade preta, que também é eleitora. Esperamos que mude essa situação”, contou.
O protesto acontecia no mesmo dia de uma maratona no Rio e o objetivo era realizar uma passeata do posto 1 ao 5. Alguns atletas que passavam pelo local apoiavam a causa. “Estamos juntos”, gritou um dos competidores.