Representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto fecharam com pneus queimados a BR-020, na altura de Planaltina, e a via que liga Ceilândia a Samambaia, na manhã desta quarta-feira (12) para pedir reuniões com representantes do governo. Mais de 500 pessoas participaram das duas ações.
O grupo se instalou em terrenos de Samambaia e Planaltina no dia 25 de julho e reivindica políticas habitacionais para atender famílias que realizam as ocupações, além de cobrar respostas de negociações feitas com o Executivo. Segundo o movimento, cerca de mil famílias participam das invasões.
O MTST disse reivindicar ainda o destravamento do Minha Casa Minha Vida, a destinação de terreno para a construção de moradia popular por meio de recursos do programa e o encaminhamento imediato das pendências do edital de Planaltina e início das construções.
A coordenadora do MTST Maria José Almeida afirmou que no início do ano o movimento se reuniu com vários órgãos do governo, após a entidade ocupar seis terrenos da capital federal em fevereiro. Ela disse que durante as negociações ficou acertada a doação de terrenos.