Cortando a força
Grupo explode gasoduto que liga Israel ao Egito
Publicado
em
Um grupo ainda não identificado explodiu neste domingo, 2, o gasoduto que lig Israel ao Egito. Nem Rel Aaviv nem o Cairo manifestaram reações até o omento, já que ninguém assumiu a autoria do atentdo.
Um acordo sobre o fornecimento de gás entre o Egito e Israel envolve 15 bilhões de dólares por de uma década, assinado pela Delek Drilling e Noble Energy, com sede em Houston, em fevereiro de 2018, para fornecer 64 bilhões de metros cúbicos de gás natural ao Egito a partir do Leviatã e campos de gás de Tamar.
O campo de gás de Leviatã, descoberto em dezembro de 2010, é uma das maiores reservas de gás descobertas recentemente no mundo, segundo relatos. De acordo com o US Geological Survey, o volume de reservas não descobertas do Leviathan chega a cerca de 620 bilhões de metros cúbicos de gás natural.
O campo de gás de Tamar está localizado na zona econômica exclusiva de Israel, a cerca de 80 quilômetros a oeste de Haifa. Considera-se ter reservas comprovadas de 200 bilhões de metros cúbicos.
A Península do Sinai continua sendo um centro de atividades terroristas. O Egito realiza regularmente operações antiterroristas para expurgar militantes graves que infestam a região.
