Os moradores do Guará tiveram duas boas notícias nesta terça-feira (5), dia em que a região comemora 46 anos de fundação. Além do início das obras de construção de uma escola técnica, o governo anunciou o reforço de mais 50 homens da Polícia Militar. A abertura oficial da programação de aniversário teve o tradicional desfile cívico — do qual participaram representantes de órgãos de segurança governamentais e de escolas — e o corte do bolo. As atividades, que tiveram início no estacionamento do Centro Administrativo Vivencial e Esporte (Cave), seguem até 31 de maio (veja a programação completa no final da matéria).
O secretário de Educação, Júlio Gregório, anunciou durante a festa que a escola técnica começará ser construída ainda neste semestre, com previsão de entrega em até 14 meses: “A licitação já está feita e assinamos na quinta-feira [30 de abril] a ordem de serviço para o início das obras, no valor de R$ 13 milhões”. Segundo Gregório, a construção foi financiada pela União, com contrapartida do governo de Brasília, e os cursos serão definidos de acordo com a necessidade da população.
O administrador interino do Guará e vice-governador, Renato Santana, disse que o reforço na segurança vem para aprimorar ainda mais o policiamento. “Temos aqui um trabalho diferenciado nessa área. O envolvimento dos homens é mais humanizado, e a estratégia é ir até o seio da comunidade para combater os crimes”, destacou Santana.
A qualidade de vida acima da média foi ressaltada pelo vice-governador como uma das particularidades da região. “Temos muito o que comemorar. Com 46 anos de idade, o Guará é dotado de todos os equipamentos públicos, e é dever do Estado dar manutenção a eles”. Renato Santana afirmou também que não vai admitir a convivência com invasões: “Não dá para conceber, por exemplo, 522 quiosques ocupando grandes áreas, algumas delas indevidamente.”
Moradores satisfeitos
De acordo com a Administração Regional, a abertura da comemoração de aniversário contou com a presença de aproximadamente mil pessoas, que acompanharam com atenção o desfile cívico. Uma das mais animadas era a pequena Beatriz Tavares Maitan, de 8 anos, que não tirava os olhos da pista, pois o irmão dela Victor Tavares Maitan, de 6 anos, apresentou-se com os alunos da escolinha de futsal do Cave.
Os aposentados Maria do Carmo Maitan, de 67 anos, e Eduardo de Campos Maitan, de 69 — avós da menina — sempre prestigiam a programação de aniversário. “Moramos aqui há 38 anos e estamos muito felizes com essa nova gestão”, elogiou Maria do Carmo. Outro morador antigo da cidade, Rosomário Pinheiro, de 63 anos, vestia uma camiseta com dizeres que demonstravam amor à região.
Ao fim do desfile, os moradores participaram do corte do bolo e curtiram as atividades oferecidas pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). O órgão levou para o evento uma carreta, onde as crianças podiam ter o rosto pintado, e agentes vestidos com fantasias que representavam sinalizações de trânsito. A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) ofereceu 500 litros de água potável.