Curta nossa página


Explodiram o barril de pólvora

Hamas ataca Israel, mata 22 e guerra explode no Oriente Médio

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição, com Sputniknews - Foto Amir Coehen/Reprodução das Redes Sociais

O pavio foi aceso, o barril de pólvora explodiu e a guerra foi desencadeada. É assim que foi definido o ataque deste sábado, 7, do Hamas – uma organização militar islâmica com base no Líbano -, a Israel, provocando a morte de ao menos 22 pessoas e deixando mais de 500 feridos.

A ação pegou o governo israelense de surpresa. Fala-se em centenas de bombas direcionadas ao solo judeu. Foi o pior ataque sofrido pelo país nos últimos anos.

Os alvos estavam localizados no Sul de Israel. Segundo Telavive, “vários terroristas infiltraram-se no território israelita a partir da Faixa de Gaza”.

O Hamas confirmou o ataque dizendo tratar-se “do início de uma grande operação para a retomada do território” ocupado por Israel há vários anos na Palestina e no próprio Líbano, além das Colinas de Golã, na Síria.

O premiê de Israel Benjamin Netanyahu, disse que seu país está em estado de guerra. Ele anunciou a operação “Espadas de Ferro” e convocou uma reunião de emergência com autoridades de segurança. O país já convocou uma grande quantidade de reservistas.

“Estamos em guerra e vamos ganhar”, disse Netanyahu. “O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu.” Já o ministro da Defesa do país, Yoav Galant, afirmou que o Hamas cometeu um “grande erro”.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.