O movimento palestino Hamas atribuiu aos Estados Unidos a responsabilidade pelo ataque mortal de Israel a uma instalação de refugiados na Faixa de Gaza, na sexta, 3. Mísseis fornecidos por Washington a Tel Aviv atingiram uma escola que abrigava centenas de civis sob responsabilidade da Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras aos Refugiados Palestinos. Ao menos 84 pessoas morreram.
“O horrível massacre na Escola Osama Bin Zaid que abrigou centenas de pessoas deslocadas é de responsabilidade da administração dos EUA e do próprio presidente Joe Biden pela série de massacres após o seu apoio aberto, que encorajou Israel e lhe deu luz verde cometer genocídio contra a nossa população”, afirmou o Hamas num comunicado.
Mais de 9 mil palestinos foram mortos desde que Israel lançou a sua campanha militar em Gaza em resposta ao ataque do Hamas, em 7 de Outubro, de acordo com a mais recente atualização da ONU. Na sexta-feira, a mídia noticiou que o governo Biden pediu a Israel que explicasse um ataque, no dia anterior, ao campo de refugiados de Jabalia, em Gaza, que deixou 400 mortos ou feridos.