Notibras

Hamilton é pole mas Vettel quebra dobradinha da Mercedes

Pela primeira vez na carreira, Lewis Hamilton vai largar na frente no GP do Bahrein. O inglês marcou sua 42ª pole position e sairá da primeira fila pela 12ª vez seguida depois de comandar o treino classificatório da quarta etapa da temporada da Fórmula 1. A quarta etapa do campeonato tem largada ao meio-dia deste domingo, horário de Brasília.

Eliminado por menos de um décimo na segunda parte da classificação, Felipe Nasr, da Sauber, vai largar em 12º, em sessão que ficou marcada pela primeira vez que Fernando Alonso conseguiu colocar a McLaren no Q2. O espanhol larga em 15º.

O treino não começou bem para Kimi Raikkonen, que fritou seu primeiro jogo de pneus médios e teve de voltar para os boxes, sentindo fortes vibrações no volante como consequência do erro. Mas o finlandês pelo menos poderia voltar à pista, ao contrário de Jenson Button, que estacionou sua McLaren logo depois de sair dos pits. O inglês, que tivera problemas nas duas primeiras sessões de treinos livres, vai largar em último.

Seu companheiro, Fernando Alonso, foi um dos poucos pilotos que já foi à pista diretamente com os pneus macios, a exemplo das Manor, Force India e Felipe Nasr. Mesmo com os pneus médios, Rosberg fez o melhor tempo. Ainda assim, isso não impediu que o alemão e seu companheiro de Mercedes voltassem à pit com os pneus macios para evitar qualquer ameaça de não passar para o Q2, mesma estratégia adotada pela dupla da Ferrari e da Williams.

Com os pneus macios, Hamilton fez o primeiro tempo, à frente de Bottas, Rosberg e Massa. As Williams superaram as Ferrari por menos de um décimo, com todos os tempos bastante próximos. Como cronômetro zerado, Nasr colocou a Sauber em oitavo e foi superado por Alonso, que conseguiu colocar a McLaren no Q2 pela primeira vez no ano.

Com isso, foram eliminados os dois pilotos de Manor, juntos de Button, sem tempo, Daniil Kvyat, da Red Bull, que perdeu grande parte do último treino livre antes da classificação, e Pastor Maldonado, da Lotus, que teve problemas no motor.

A segunda parte da classificação começou com todos na pista com os pneus macios. E Hamilton começou a mostrar suas garras: oito décimos mais rápido que Rosberg. E, novamente, as Williams se colocaram entre as Mercedes, agora com Massa à frente. Os pilotos da Ferrari demoraram para marcar tempo e Raikkonen se colocou em segundo, duas posições à frente de Vettel.

Com 2min30, Alonso foi para a pista para sua única tentativa de colocar a McLaren no Q3, ao mesmo tempo em que saíam os pilotos da Sauber. Felipe Nasr conseguiu se colocou em nono, mas começou a correr perigo quando Nico Hulkenberg se colocou em nono. E o brasileiro ficou de fora do top 10 quando Sergio Perez roubou o seu lugar e Carlos Sainz colocou a Toro Rosso em décimo.

Assim, Nasr foi eliminado por 96 milésimos e vai largar em 12º, ao lado de Sergio Perez, da Force India. Alonso, por sua vez, conseguiu colocar a McLaren na sétima fila, em 14º, uma posição atrás do companheiro de Nasr, Marcus Ericsson. A 15ª colocação ficou com Max Verstappen, da Toro Rosso, que reclamou de perda de potência ao longo do treino.

Nas primeiras tentativas da decisão da pole, Ricciardo surpreendeu e fez a segunda marca, a três décimos de Hamilton, que disse via rádio para a equipe que não tinha gostado de sua volta. Rosberg ficou em terceiro, à frente de Bottas, Vettel, Raikkonen e Massa.

Mas foi na última saída à pista que todos usaram suas melhores configurações. Vettel conseguiu fazer a pole provisória, mas Hamilton superou o alemão para fazer a quarta pole consecutiva da temporada. Lewis Hamilton lidera o campeonato, com 68 pontos, contra 55 de Sebastian Vettel e 51 de Nico Rosberg. Entre os brasileiros, Felipe Massa é o quarto, com 30 pontos e Felipe Nasr é o sétimo, com 14.

 

Sair da versão mobile