Hamilton faz a pole em dia de chuva na China; Massa é o sexto
Publicado
emPela quarta vez em quatro etapas na temporada 2014 de Fórmula 1, a Mercedes fez a pole position para o Grande Prêmio da China. Em Xangai, o inglês Lewis Hamilton garantiu neste sábado o direito de sair na frente do grid, em um treino realizado com pista bastante molhada e que teve o brasileiro Felipe Massa, da Williams, na sexta posição.
Das quatro poles feitas pela Mercedes neste início de temporada, três foram de Hamilton – ele só não liderou o grid de largada do GP do Bahrein, há duas semanas. Neste sábado, o piloto britânico assegurou a primeira posição ao realizar a marca de 1min53s860 – mais de 0s5 de vantagem sobre o segundo colocado, o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull.
O alemão Nico Rosberg, companheiro de Hamilton na Mercedes, rodou no final de sua última tentativa no Q3 e ficou apenas com a quarta colocação – atrás do compatriota Sebastian Vettel, da Red Bull.
Já Felipe Massa, que tinha sido o segundo colocado do terceiro treino livre em sessão realizada mais cedo neste sábado, ficou em sexto ao fazer 1min56s147 – atrás do ferrarista espanhol Fernando Alonso, quinto, mas à frente do finlandês Vallteri Bottas, seu colega de Williams, sétimo.
Massa, aliás, passou com emoção para a última etapa do treino classificatório para o Grande Prêmio da China – ele ficou com o nono tempo e deixou a prêmio a vaga entre os dez mais rápidos, mas não foi superado por nenhum adversário no encerrar do Q2. Pior para dois campeões mundiais: Kimi Raikkonen (Ferrari) e Jenson Button (McLaren) ficaram respectivamente com os 11º e 12º lugares.
O venezuelano Pastor Maldonado, da Lotus, ficou sem tempo. Ele teve um problema técnico logo no início do terceiro treino livre e não correu no classificatório – ele já havia levado para Xangai uma sanção de cinco posições no grid causar um acidente com o mexicano Esteban Gutiérrez.