Hamilton faz a pole na abertura da temporada; Massa larga em 9º
Publicado
emO treino oficial deste sábado na Austrália foi marcado por derrapadas e domínio da Mercedes. Lewis Hamilton cravou o melhor tempo, com 1min44s231 e será o pole no domingo. Felipe Massa novamente ficou fora do pelotão de frente e registrou o 9º melhor tempo.
Na sessão anterior, o brasileiro da Williams havia obtido o 12º tempo. Os resultados apresentados por Massa chegam a ser frustrantes se levado em conta o fato de o piloto girar sempre entre os mais rápidos na pré-temporada. Massa fez duas vezes a melhor volta em testes no Espanha e no Bahrein, além de 2º e 3º lugares.
A grande surpresa do dia foi o australiano Daniel Riccardo, que conseguiu o segundo melhor tempo, 1min44s548, para delírio da torcida local. Riccardo chegou a pensar que seria o pole, mas Hamilton retomou o topo nos segundos finais.
A decepção neste sábado foi Sebastian Vettel. O alemão registrou apenas o 13º tempo. O tetracampeão mundial já dizia antes da chegada à Austrália que dificilmente brigaria por pódio no GP de estreia. O carro da escuderia teve problemas de super aquecimento ao longo da pré-temporada.
A torcida australiana presente no Albert Park vibrou com a mau desempenho do alemão, em claro apoio ao piloto da casa, Daniel Riccardo, também da Red Bull.
Já os carros de motores Mercedes comprovaram sua superioridade apresentada em testes anteriores. A equipe Mercedes girou mais rápida nos treinos livres, tendo Hamilton e Rosberg liderando as sessões.
A chuva começou a cair com intensidade 10 minutos de treino oficial. A tempestade mudou a programação das escuderias, que evitaram ir à pista nos minutos finais do Q1 sem saber a escolha certa dos pneus.
A chuva diminuiu durante a Q2, mas foi o suficiente para proporcionar várias derrapadas. Companheiro de Massa na Williams, Bottas foi um dos que não conseguiu controlar o carro, saindo do traçado. Kimi Raikkonen bateu sua Ferrari no muro.
Na parte final do treino livre, Q3, novamente a água deixou os carros mais lentos. Nos três minutos finais, a chuva apertou, fazendo com que alguns pilotos, entre eles Fernando Alonso optarem por pneus para pista molhada.
Bottas e Gutierrez perderam cinco posições no grid porque trocaram a caixa de câmbio.