O britânico Lewis Hamilton vai largar na pole na última prova da temporada 2019 da F1. A corrida em Abu Dhabi será disputada neste domingo, 1.
Há 10 GPs que o hexacampeão não ocupava o primeiro lugar na fila. A última vez foi no GP da Alemanha, em julho, mas quebrou o jejum na noite (horário lorcal) deste sábado, 30.
Em grande estilo, o piloto da Mercedes não deu chances aos adversários ao marcar 1min34s779. Max Verstappen, com a punição imposta a Valtteri Bottas (o companheiro de Hamilton trocou o motor e perderá 10 posições na largada),será o segundo.
A dupla da Ferrari protagonizou outra polêmica na temporada. Na volta de saída para sua última tentativa no Q3, Sebastian Vettel partiu à frente de Charles Leclerc, mas ficou lento antes de abrir o cronômetro.
O alemão ainda conseguiu fazer sua volta, mas Leclerc passou depois da bandeira quadriculada, ficando sem chance de melhorar o tempo. No fim das contas, os dois vão largar na segunda fila, com o tetracampeão em terceiro e Leclerc, quarto.
Alexander Albon foi o sexto da classificação e herdou o quinto posto, partindo lado a lado com Lando Norris. Daniel Ricciardo vai largar ao lado de Carlos Sainz na quarta fila, enquanto Nico Hülkenberg e Sergio Pérez vão fechar o top-10 do último grid da F1 em 2019.