Curta nossa página


Austrália

Hércules, maior aranha do mundo, mata em 15 minutos

Publicado

Autor/Imagem:
Mary Manley/Via Sputniknews - Foto Reprodução

O maior espécime masculino de uma aranha teia de funil de Sydney (Atrax robustus) foi descoberto recentemente na Costa Central, cerca de 80 quilômetros ao norte de Sydney, na Austrália. A aranha foi entregue primeiro a um hospital local antes de ser levada para sua nova casa no Australian Reptile Park. Especialistas do parque perceberam então que era o maior espécime masculino já descoberto.

A aranha, agora chamada de “Hércules”, mede 7,9 centímetros de pé a pé, superando a medida do recordista anterior do parque – um macho chamado “Colossus” – de 2018. A maior aranha teia de funil de todos os tempos encontrada foi uma fêmea chamada “Megaspider”. Em 2021 ela foi descoberta, medindo 8 centímetros de pé a pé (mais ou menos do tamanho de uma tarântula).

“Estamos acostumados a ter aranhas de teia de funil bem grandes doadas para o parque, mas receber uma teia de funil macho desse tamanho é como ganhar a sorte grande”, disse Emma Teni, guardiã de aranhas do Australian Reptile Park.

Normalmente, as aranhas teia de funil medem entre 1 e 5 centímetros de comprimento, sendo as fêmeas geralmente maiores e menos mortais. Eles podem ser encontrados com mais frequência em áreas florestais, bem como em jardins suburbanos em cidades, incluindo Sidney, bem como na cidade costeira de Newcastle, no norte, e nas Montanhas Azuis, no oeste do país.

Eles moram em tocas e saem correndo para pegar refeições que podem incluir invertebrados, como pequenos lagartos e besouros. Mas, infelizmente, essas tocas podem incluir o jardim do quintal.

A aranha teia de funil de Sydney também está entre as espécies mais venenosas da Austrália e é capaz de matar uma pessoa em apenas 15 minutos. Suas presas também são incrivelmente afiadas e podem perfurar uma unha humana.

Desde o desenvolvimento de um antiveneno no início da década de 1980, nenhuma morte causada pela aranha ocorreu. Antes do antídoto, porém, a Universidade de Melbourne registrou pelo menos 13 mortes causadas por essas aranhas.

“As pessoas podem trazer qualquer aranha teia de funil coletada para o próprio Parque dos Répteis”, explicou Teni. “No entanto, se eles não puderem chegar até nós, temos zonas de desembarque em torno de Sydney, Central Coast e Newcastle e todas as instalações são fornecidas com um kit de segurança para aranhas para abrigar as aranhas até que a equipe do Australian Reptile Park possa vir buscá-las.”

Hércules será adicionado ao programa antiveneno do parque, onde o veneno da aranha será extraído e usado para criar um antídoto. O parque acredita que esta prática pode salvar até 300 vidas todos os anos. “Com uma teia de funil masculina deste tamanho em nossa coleção, sua produção de veneno pode ser enorme, provando ser incrivelmente valiosa para o programa de veneno do parque”, disse Teni.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.