José Escarlate
Março de 1996 – Página virada, eu ainda escrevia a coluna, quando toca o telefone. Era o meu velho amigo José Wilson Siqueira Campos, ex-deputado federal e agora governador do estado do Tocantins.
Siqueira Campos foi o autor da emenda de criação daquele estado, desmembrado de Goiás. Fez até greve de fome, mas conseguiu, tornando-se o primeiro governador e criador do projeto de construção de Palmas, a capital. Ele já exerceu quatro mandatos no governo do Tocantins.
Fiquei surpreso ao receber o convite. “Preciso que você me acompanhe ao Japão, nos próximos dias”. Eu estava saindo de férias e declinei do convite.
“Não dá, Siqueira. Estou muito cansado e prometi viajar com a minha mulher para um repouso, que preciso”. Para surpresa minha, rebateu: “Serão só 10 dias e sua mulher é também minha convidada”.
Antes que eu respondesse alguma coisa pediu: “Passe amanhã à tarde no escritório de representação do estado, aqui em Brasília. Vou te esperar”. E desligou. Fui para casa, conversei com Aurora, que ficou surpresa, mas topou.