Curta nossa página


Brindando com Gin Gobel

Ho ho ho de Noel poderia virar um longo Ha ha ha como presente para 2025

Publicado

Autor/Imagem:
Wenceslau Araújo - Foto de Arquivo/Turismo Flores da Cunha

Ho ho ho! É Natal. É tempo de encontros, de generosidade, de harmonia e, sobretudo, de muita paz. Deixe o amor tocar no seu coração, pois no bolso Papai Noel já tocou. Natal também é o dia em que a maioria do brasileiro transfere sua felicidade para Santa Klaus. Após trabalhar o ano inteiro e juntar uma graninha a mais, o pai ou a mãe entregam o presente ao parceiro, aos filhos e aos netos e diz que foi Papai Noel quem mandou. O pior é que todos acreditam. Nada contra o Bom Velhinho do saco vermelho e das bolas que só servem para enfeite. Pelo contrário. Sempre o quis muito bem.

Desde menino e até hoje o recebo em casa com sua bebida preferida: o Gin Gobel. Eu o espero com todas as portas abertas. Só fecho as janelas e nelas não ponho coisa alguma. Aquilo que vocês estão pensando, eu nunca ponhei. Não é nada, não é nada, mas servir o Gin Gobel é a forma que encontrei para retribuir tudo o que Nicolau tem feito por mim. Ele faz sua parte, mas eu não ajudo. Não sei vocês, mas ainda não emagreci o suficiente para engordar neste Natal. Aliás, entre o Ano Novo do ano passado e o Natal de 2024, ganhei de presente mais peso e muita gordura localizada por toda parte. Tudo em nome de Jesus. Mesmo assim, agradeço por ter a oportunidade de colocar a melhor roupa para ficar somente na sala.

É Jesus na fita, mas o que ninguém pode negar é que o Natal realmente é uma data muito emblemática. Aliás, existe uma diferença fatal entre o Halloween e o Natal. Em um as pessoas fingem que são más e no outro as pessoas fingem que são boas. Deixemos isso de lado. Já se foi o tempo em que o fim do ano significava a Santíssima Trindade do trabalhador: férias, décimo-terceiro e descanso. Hoje, o cidadão gasta mais do que tem, compra mais do que pode e dá mais do que recebe. A consequência é que, quase sem exceção, a segunda parcela do décimo-terceiro só serve para adiantar o empréstimo da primeira fração do ano seguinte.

Então é Natal…E o que eu e você fizemos? O ano termina e nós estamos pobres mais uma vez! Como dizem os mais otimistas, o importante é ter saúde. O resto a gente dá um jeitinho de comprar parcelado até o próximo Natal. O mais importante da data é elogiar a perseverança, a rapidez e a resiliência de Papai Noel. Afinal, essa figura lendária da cultura cristã ocidental é a única pessoa que consegue dar a volta ao mundo em uma noite sem usar o GPS ou o Easy. Tenho menos pressa. Por exemplo, minha árvore de Natal e minha lista de tarefas têm algo em comum: ambas estarão incompletas até às 11h59 de hoje (23)

Falando sério, o Natal é igual aos sábados e domingos, dias em que fazemos milhões de planos de regime e de academia a partir da segunda-feira. Não me lembro de ter cumprido nenhum deles. Vou continuar tentando. Se nada der certo, compro uma fantasia de rena e vou trabalhar com mister Santa Klaus. Quem sabe não consigo recuperar a forma! Pelo menos terei como informar on-line à Mamãe Noel onde seu marido está. É claro que receberei um pro-labore pelo favor. Mais uma fonte para economizar alguns cascalhos para gastar no Natal de 2025.

Mesmo naturalmente rompido com Nicolau, aprendi que o homem tem quatro idades: quando acredita em Papai Noel, quando não acredita em Papai Noel, quando é o Papai Noel e quando se parece com o Papai Noel. Fã inveterado da festa, aproveito mais este Natal para pedir um presente especial ao amigo do saco que já está quase roxo. Em nome da metade mais dez dos brasileiros, peço um vento forte para sacudir a árvore dos políticos e derrubar todos os podres. Acho que só sobrará um para fazer a contagem. Apesar de tudo, desejo a todos os meus leitores, companheiros e parceiros de Notibras um Feliz Natal e mais 365 dias de felicidade. Que sejam 52 semanas de saúde e prosperidade, 12 meses de amor e carinho e 8.760 horas de paz e harmonia. E vamos que vamos, pois daqui a uma semana começa tudo outra vez. Que nosso Ho ho ho seja repleto de Ha ha ha.

…………………….

Wenceslau Araújo é Editor-Chefe de Notibras

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.