Vitória de um dos lados ou empate. Qualquer prognóstico do embate entre Espanha e Holanda nesta sexta-feira em Salvador não surpreenderia ninguém. Mas uma goleada de 5 a 1, aplicada pelo carrossel holandês, vai ficar na história Aproveitando erros da defesa espanhola e com uma torcida bastante a favor, os holandeses se vingaram da melhor maneira de seus algozes na África do Sul.
A vitória foi de virada, já que a Espanha abriu o placar com um pênalti duvidoso no primeiro tempo. O empate saiu logo depois, mas a goleada foi consolidada no segundo tempo quando os espanhóis partiram para cima e deram espaços para Robben e Van Persie se destacarem, cada um fez dois gols. Ao final da partida, na Fonte Nova, a torcida vestida de laranja gritava “olé”, em êxtase com esse resultado inesperado.
A primeira partida entre as duas seleções após a final da última Copa começou muito pegada, e os holandeses sufocaram os rivais no meio de campo com faltas violentas e marcação dura. Do lado espanhol, o talento de Iniesta e Xavi testava a defesa laranja, inexperiente e insegura. Com o controle da posse de bola, a atual campeão mundial abriu o placar com Xabi Alonso, em penâlti controverso sobre Diego Costa.
Mas a partir do final do primeiro tempo, os erros defensivos da Espanha cobraram seu preço. Van Persie acertou uma bela cabeçada por cobertura para empatar no final da primeira etapa. E a Holanda virou aproveitando bobeadas da defesa rival. Primeiro com Robben que ganhou dividida com dois zagueiros. Depois com De Vrij que aproveitou saída errada de Casillas. E por último, com Van Persie que aproveitou outra falha do goleiro espanhol e transformou a vitória em goleada. No final , Robben ainda fez o quinto em outro deus-nos-acuda na área vermelha.