A Holanda mostrou neste domingo na Arena Castelão que esté em condições de disputar o título da Copa da Fifa em igual condições com qualquer outro país. A prova foi dada com uma virada dramática cntra o México por 2 a 1. Com o resultado os holandeses avançam às quartas de final. Já os mexicanos voltam para casa.
O resultado parecia estar definido a favor do México, que abriu o placar com um gol solitário de Giovanni dos Santos, aos três minutos da etapa complementar. O atacante mexicano pegou sobra pelo meio e chutou de fora da área, no cantinho esquerdo de Cillessen.
Mas os holandeses não se entregaram. Empataram aos 42 minutos, com Sneijder e fizeram o gol da vitória, de pênalti, aos 49, pelos pés de Huntelaar. Foi um resultado que mostrou a garra, o brio e a técnica de uma seleção que se classificou na fase anterior em primeiro lugar do seu grupo.
Foi um jogo no sufoco, eletrizante, para que uma suada Holanda conseguisse passar por cima do México. Com o placar de 2 a 1, o time europeu mantém viva a chance de buscar seu primeiro título Mundial.
O jogo foi disputado sob um calor de 32ºC, com duas paradas técnicas e dois tempos completamente distintos. No primeiro, o México buscou o gol a todo momento e viu uma Holanda esperar pelos erros. Na etapa final, com o gol logo aos três minutos, os mexicanos recuaram e foram pressionados o tempo inteiro. Ochoa voltou a aparecer, mas não suportou a pressão e foi vazado duas vezes em cinco minutos.
México e Holanda vieram com propostas diferentes para o primeiro tempo. Enquanto a equipe de Van Gaal trocava passes e aguardava um deslize adversário, os mexicanos pegavam a bola e eram incisivos, com um jogo muito mais verticalizado. Não à toa, tiveram boas chances de abrir o placar nos primeiros 45 minutos. Pararam em Cillessen em todas elas. Os holandeses aproveitaram uma falha da zaga mexicana e reclamaram bastante de um pênalti não marcado em cima de Robben.
A busca pelo gol no primeiro tempo foi premiada no início da segunda etapa, com um gol de Giovani dos Santos logo aos 3 minutos. Imediatamente após ficar atrás no placar, os holandeses aceleram o ritmo e passaram a espremer os mexicanos no campo de defesa. Herrera até reforçou o sistema defensivo com Aquino no lugar do autor do gol. A tática deu certo até os 44, quando Sneijder furou a barreira e empatou o placar. Para piorar, com gol de pênalti nos acréscimos, o time da Europa garantiu a vaga.