Notibras

Holocausto é história e serve como recado para as futuras gerações

“Estamos num momento em que o antissemitismo volta a florescer, e muitos querem riscar da história o holocausto. Lembrar a história é importante, assim como homenagear Jan Karski por ter mostrado ao mundo o horror e o genocídio, evitando que isso se repita”, afirmou o presidente da Associação Cultural Israelita de Brasília, Hermano Wrobel, durante solenidade de abertura da exposição “O mundo conheceu a missão de Jan Karski para a humanidade”, na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Considerado por muitos um herói, o polonês Jan Karski foi testemunha ocular do holocausto, na Segunda Guerra Mundial, e entregou pessoalmente ao presidente dos Estados Unidos e a autoridades britânicas da época relatórios detalhados sobre a repressão dos alemães à população judaica.

“É preciso lembrar o que aconteceu na Europa e os que tentaram impedir, homenageando quem fez frente ao mal e os que morreram”, disse o embaixador da Polônia no Brasil, Andrzej Braiter. “Talvez nenhuma atrocidade humana se iguale ao que aconteceu nos campos de concentração nazista, e o mundo não teria conhecido isso não fosse a atuação de pessoas como Jan Karski, responsável por um dos primeiros documentos sobre o holocausto”, acrescentou Wasny de Roure (PT), presidente da Câmara Legislativa.

Ainda na cerimônia de abertura da exposição – integrante das comemorações do ano em homenagem a Karski -, os presentes puderam assistir ao filme “The Mission”, do jornalista polonês Michal Fajbusiwicz. No filme, Jan Karski relata como registrou a repressão num bairro judeu da Polônia, como entrou num campo de concentração e a saga para denunciar ao mundo o massacre que estava acontecendo.

Participaram da solenidade os embaixadores da Grécia, da Hungria e da Turquia, além de representantes de outros corpos diplomáticos e da União Europeia.

Serviço – A mostra “O mundo conheceu a missão de Jan Karski para a humanidade” fica em exposição na Galeria do Espelho d`Água, na Câmara Legislativa, até o dia 28 de novembro. A visita é gratuita, das 9h às 17h. A exposição traz fotos e documentos sobre o holocausto e o trabalho do mensageiro Jan Karski (1914-2000).

Denise Caputo

Sair da versão mobile