Mais um caso de assalto com uso de faca foi registrado na madrugada desta segunda-feira (25). Desta vez, o ataque aconteceu na Avenida Atlântica, esquina com Rua Xavier da Silveira, em Copacabana, e vítima foi um casal de chineses. É o nono caso de ataque com arma branca em uma semana. O caso foi registrado na Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat).
Segundo o titular da Deat, Alexandre Braga, os PMs foram acionados por pedestres. Ao chegar no local, os policiais do19º BPM (Copacabana) prenderam o homem, identificado como Thiago Ferreira dos Santos, 29 anos, com o telefone celular roubado do casal. Com ele, também foi apreendida uma faca.
“Thiago é morador da comunidade Pavão-Pavãozinho, costuma atuar em Copacabana e tem passagens por roubo, furto, ameaça e porte de arma branca”, disse o titular da Deat.
Ataques em série
Os ataques em série começaram no último domingo (17), quando uma turista vietnamita foi esfaqueada próximo ao Paço Imperial, na Praça Quinze, no Centro, durante uma tentativa de assalto.
Na terça, o cardiologista Jaime Gold, 57, foi atingido por golpes de faca quando andava de bicicleta na altura da Curva do Calombo, mas não resistiu. Ele morreu após cirurgia. No mesmo dia, uma mulher sofreu dois golpes na perna durante tentativa de assalto em São Conrado.
Na última sexta-feira foram três casos. O militar da Marinha, Alexandre Lima Ribeiro, 23, Na Barra, Miguel Meirelles dos Santos, 36, levou uma facada na mão quando tentava defender a mulher em um assalto. No Centro, a turista chilena Isidora Ribas Carmona, de 32 anos, foi esfaqueada no pescoço após ser assaltada na Praça Paris, na Glória. E o funcionário de uma lanchonete foi ferido levemente na mão a faca no Centro. O assaltante foi detido e, segundo a polícia, ele é um dos atiradores que mataram o cinegrafista da Bandeirantes Gelson Domingos, em 2011.