Se a moda pega aqui, vamos ter brasileiros-escoceses pelas ruas. Isso porque ‘genderless’ (sem gênero) é uma das palavras mais usadas no mundo da moda nos últimos tempos. Ela descreve uma evolução do estilo ‘unissex’ e é representada por roupas e imagens que não definem sexo. Dentro desse conceito, o uso das saias vem aumentando, como foi visto na última edição da SPFW, que aconteceu de 13 a 17 de março.
O stylist e apresentador do ‘Esquadrão da Moda’, Arlindo Grund, acredita que o uso exige alguns cuidados. “Vista apenas se tiver a ver com o seu estilo e personalidade. Não adianta colocar porque está na moda e não segurar.” Cores sóbrias e peças mais clássicas são um bom complemento para o item. “Uma boa camisaria e blazer trazem credibilidade ao look”, completa o consultor.
Danilo Thomaz, 28 anos, jornalista, usa a peça há um ano. “Eu achava bonito e tinha curiosidade. Um dia resolvi comprar”, diz. Porém, ele ficou com receio na primeira vez em que usou. “Fiquei um pouco tenso porque não sabia a reação que me aguardava. E a verdade é que as pessoas olham muito mesmo. Ninguém nunca me falou nada, mas vejo a surpresa no rosto.” De acordo com ele, até os ‘descolados’ esboçam espanto.