Um homem atacou e feriu nove pessoas pessoas, entre elas seis menores, durante a festa de aniversário de uma criança em Idaho, noroeste dos Estados Unidos, informou a polícia, que suspeita que o agressor buscava se vingar de outros moradores do complexo de apartamentos.
A polícia de Boise, cidade de 226 mil habitantes no estado rural de Idaho, prendeu o suspeito durante sua fuga, após cometer o ataque no sábado à noite em uma residência que acolhe um grande número de famílias de refugiados, especialmente da Síria, Iraque e Etiópia.
O suspeito, um americano negro de 30 anos de Los Angeles identificado como Timmy Kinner, teria atacado suas vítimas porque moravam perto do apartamento onde um conhecido o hospedou por alguns dias, explicou o chefe de polícia de Boise, Bill Bones.
“A investigação parece indicar que a questão está relacionada ao lugar onde eles moram, e não a se conhecem ou não o suspeito”, disse Bones em uma entrevista.
“Este ataque foi dirigido contra os mais vulneráveis entre nós, nossas crianças”, acrescentou. Os menores feridos (de três, quatro, seis, oito e 12 anos) participavam da festa de aniversário de uma menina de três anos.
Quatro dos nove feridos estão em estado grave. Não se sabe se são crianças ou adultos.
O agressor, que recebeu 15 acusações, tem um longo histórico criminal e cumpriu pena em Kentucky, segundo o chefe de polícia. O suspeito era um morador temporário da residência, até que pediram que ele fosse embora na sexta-feira.
Kinner voltou para “se vingar”, disse o policial, e escolheu os “alvos disponíveis”, já que as pessoas do apartamento em que ele tinha se hospedado não estavam presentes.
De acordo com o jornal local Idaho Statesman, os apartamentos fazem parte de um programa de assistência federal que limita os aluguéis a 30% da receita dos inquilinos.
“Nunca vimos tantas vítimas por uma única ação em Boise na história”, disse Bones.