Os feridos em um atropelamento aparentemente voluntário, no início da tarde de hoje (24) em Volkmarsen, na Alemanha, são “mais de 30, um terço em estado grave”, informou a polícia local, sem revelar ainda números concretos.
No Twitter, a polícia revelou que o incidente provocou “várias dezenas” de feridos, mas que não está em condições de informar sobre o “número exato de vítimas e a gravidade das lesões”.
De acordo com a imprensa local, um carro de cor cinza metálico, da marca Mercedes e placa local, atingiu a multidão que assistia e participava de um desfile de carnaval em Volkmarsen, perto de Kassel, no centro da Alemanha, a cerca de 280 quilômetros a sudoeste de Berlim.
Fotografias divulgadas pela imprensa local mostraram o carro parado à entrada de um parque de estacionamento de um supermercado. A região onde ocorreu o acidente ficou lotada de veículos de pronto-socorro, para atender às vítimas.
Testemunhas afirmaram ao diário Frankfurter Rundschau ter ficado com a impressão de que o suspeito procurou atingir particularmente as crianças, quando contornou uma barreira que bloqueava o acesso de veículos ao percurso do desfile e se lançou sobre a multidão.
O condutor foi detido. Trata-se de um cidadão alemão de 29 anos, revelou um porta-voz da polícia citado pela televisão Hessenschau.
A emissora acrescentou que, apesar de ainda não haver dados sobre os motivos do atropelamento, os investigadores da polícia tendem a considerar “um ato voluntário”, mas “não um atentado”.
Atentado
O jornal Welt diz que o Ministério do Interior não afastou ainda a hipótese de atentado. “Devido à situação no local, um atentado ainda não pode ser excluído”, afirmou um representante do ministério citado pelo Welt.
O representante confirmou a detenção do motorista, mas disse que ele “não podia ser ouvido no momento”. A festa de carnaval no estado-região de Hesse foi cancelada “por precaução”.
O dia anterior à terça-feira de carnaval é conhecido na Alemanha como “segunda-feira das rosas” e é muito celebrado nas regiões de maioria católica, no ocidente e no sul da Alemanha, com desfiles de carros alegóricos nas ruas das grandes cidades, incluindo Colônia, Dusseldorf e Mayence.
A ameaça islamita e o terrorismo de extrema-direita mantêm a tensão na Alemanha.