Notibras

Homem sobrevive após receber coração de porco

Cirurgiões de Baltimore, em Maryland, nos Estados Unidos, realizaram com sucesso um transplante de órgão inédito de um coração de porco geneticamente modificado em um paciente humano. A operação inovadora deixou a comunidade médica empolgada com o crescente potencial do xenotransplante.

A cirurgia de oito horas foi realizada no Centro Médico da Universidade de Maryland na sexta-feira. O destinatário do coração de porco foi David Bennett, , de 57 anos, que exigiu a cirurgia depois que se tornou a única opção para salvar sua vida, pois ele foi considerado doente demais para se qualificar para um coração humano.

De acordo com funcionários do Centro Médico da Universidade de Maryland , Bennett disse antes de sua cirurgia: “Era morrer ou fazer esse transplante”. E acrescentou: “Eu quero viver. Eu sei que é um tiro no escuro, mas é minha última escolha.”

O médico Bartley Griffith, que primeiro levantou a possibilidade para Bennett, relatou sua conversa com ele: “Eu disse: ‘Não podemos dar a você um coração humano; você não se qualifica. Mas talvez possamos usar um de um animal, um porco. Isso nunca foi feito antes, mas achamos que podemos fazê-lo.’”

A princípio, Griffith não tinha certeza se Bennett entendia completamente o que ele estava sugerindo, mas quando “ele disse, ‘ Bem, eu vou opinar? ‘” ele sabia que estava para o que dese ou viesse.

Sair da versão mobile