Um homem usando um arco e flecha matou ao menos quatro pessoas e feriu outras em um ataque na cidade norueguesa de Kongsberg nesta quarta-feira, 13. “O homem foi preso. Pelas informações que temos agora, essa pessoa executou essas ações sozinha”, disse o chefe de polícia, Oeyvind Aas, em entrevista a repórteres.
“Várias pessoas ficaram feridas e várias estão mortas”, disse Aas. Ele não quis comentar sobre o número de vítimas. Os ataques ocorreram em uma “área grande” de Kongsberg, um município de cerca de 28 mil habitantes no sudeste da Noruega, a 68 quilômetros da capital Oslo.
Após os ataques, a polícia disse que ordenou imediatamente que policiais de todo o país portassem armas de fogo. A polícia norueguesa normalmente anda desarmada, mas os oficiais têm acesso a armas e fuzis quando necessário.
“Esta é uma precaução extra. A polícia não tem nenhum indício até agora de que haja uma mudança no nível de ameaça nacional”, disse a diretoria em um comunicado.
A ministra da Justiça e Segurança Pública da Noruega Monica Maeland recebeu atualizações sobre os ataques e está monitorando de perto a situação, disse o ministério.