Beka Andrade, Edição
Está na hora de arrumar o quarto do filho? Então, saiba que, em primeiro lugar, na hora de escolher a mobília para o quarto da criança, você precisa em mente duas coisas: 1) Quanto tempo essa mobília será ideal para seu filho; 2) Quais são os possíveis riscos que um tipo de móvel ou decoração pode causar.
Algumas famílias preferem adaptar a decoração e mobília do quarto de acordo com a idade da criança, utilizando móveis mais baixos para a altura atual do filho. Se esse é o seu caso, certifique-se de que a altura dos móveis está adequada e utilizável e também atente para a segurança, identificando cantos e protegendo adequadamente. Pontas e quinas devem ser evitadas, bem como materiais cortantes como alumínios ou que se quebram com facilidade, como vidros.
O quarto de uma criança é um local especial da casa, pois nele seu filho irá se desenvolver e guardar lembranças para toda a vida. Tome os cuidados necessários para garantir que esse espaço seja aconchegante e seguro, independente da idade do seu filho.
Caso você esteja projetando um quarto definitivo, idealize as dimensões das bancadas, camas e divisórias do guarda roupa de forma que possa atender um adolescente ou adulto. As cores utilizadas também podem seguir um padrão mais neutro, podendo ser customizado futuramente com o gosto do filho.
BANCADAS
Em ambientes que permitem uma bancada para estudos, a sugestão é deixar espaço suficiente para duas cadeiras, de modo que os pais possam acompanhar os filhos em tarefas escolares e outras atividades. Isso aproxima as relações entre pais e filhos e é essencial para a formação da criança, fazendo com que essas tarefas sejam interessantes e integradoras para todos.
CRIATIVIDADE
Também convém imaginar espaços onde as crianças possam estimular a criatividade, como paredes pintadas com tinta de quadro negro para escrita em giz, ou então bancadas maiores para outras atividades como pintura e desenho. A atenção aqui vale para os materiais utilizados nessas atividades, como tintas e outros materiais que devem sempre ser laváveis e atóxicos – principalmente no caso de crianças menores que geralmente levam esses objetos à boca.
ORGANIZAÇÃO
Reservar um espaço grande o suficiente para guardar todos os brinquedos da criança também é uma alternativa bastante útil, que vai auxiliar os filhos e ensiná-los sobre a organização do quarto. Certifique-se de que seus filhos não precisem subir em cadeiras, pendurar-se em móveis ou utilizar escadas para guardar seus brinquedos, pois isso pode gerar quedas ou acidentes piores.
QUEDAS
Se você está utilizando beliches nos dormitórios, garanta a segurança do móvel com peitoris e corrimãos. Se o quarto for para um bebê, o cuidado deve ser redobrado para berços, seguindo sempre as normas da ABNT e otimizando o espaço com trocadores e poltronas de amamentação.
LIMPEZA
Para evitar o surgimento de alergias provenientes de poeira acumuladas, prefira cortinas de tecidos leves e fáceis de lavar. Quanto ao piso, os laminados ou em madeira não apresentam dificuldades para limpeza – um pano úmido será suficiente para remover a sujeira sem levantar poeira. Contudo, tome cuidado com pisos muito escorregadios, pois crianças costumam correr e brincar descalças ou de meias pela casa, podendo causar acidentes. Carpetes devem ser evitados por questões de higiene, e os tapetes podem ser de EVA ou outro material que seja de fácil manutenção.
ILUMINAÇÃO
Prefira luz natural para iluminar o quarto dos seus filhos durante o dia e abra as janelas no mínimo três vezes, para garantir a circulação de ar e evitar o surgimento de mofo. Garanta toda a segurança necessária em janelas para evitar acidentes, providenciando telas ou grades de proteção, principalmente para moradores de apartamentos. Além disso, outra sugestão é ter uma luminária ou abajur para que seu filho possa caminhar em segurança no quarto quando precisa se levantar durante a noite, para ir no banheiro ou qualquer outro motivo que surgir.