'10 mártires'
Houthis prontos para guerra total em defesa dos palestinos
Publicado
emO movimento Ansar Allah (Houthi) do Iémen confirmou que 10 dos seus combatentes foram mortos num ataque dos EUA no Mar Vermelho. Num comunicado, seu porta-voz Yahya Sarea, disse que três barcos Houthis foram atacados pelas forças dos EUA enquanto participavam em operações para garantir “segurança e estabilidade e proteger o mar, além de cumprirem o seu dever humanitário e moral na prevenção de navios israelenses ou aqueles que se dirigem para a Palestina ocupada passem pelo Mar Vermelho.”
“As forças inimigas dos EUA atacaram três barcos pertencentes às Forças Navais do Iémen, matando 10 pessoas”, disse Sarea. Segundo ele, os americanos ‘receberão’ o troco. As suas manobras militares de Washington no Mar Vermelho “não impedirão o Iémen de cumprir o seu dever religioso, moral e humanitário de apoio e vitória aos oprimidos na Palestina”, sublinhou o porta-voz.
Os Houthis alertaram repetidamente que os ataques contra eles por parte dos EUA e dos seus aliados da coligação da Operação Prosperity Guardian seriam recebidos com retaliação, incluindo ataques com mísseis contra navios ocidentais. Washington começou a formar a sua coligação do Mar Vermelho no mês passado, mas tem enfrentado dificuldades em preencher o seu quadro de membros, uma vez que os principais aliados da Otan se recusaram a participar.
O Comando Central dos Estados Unidos confirmou que afundou três das quatro lanchas Houthis que tentavam embarcar no Maersk Hangzhou, um navio porta-contêineres de bandeira de Singapura e operado pela Dinamarca, no Mar Vermelho, com prestadores de serviços de segurança privada a bordo. Os Houthis suspeitavam que se dirigia para Israel.