Ibama libera, parcialmente, a reabertura do zoológico do Rio nesta terça-feira (8)
Publicado
em
Após dois meses fechado, o zoológico do Rio reabrirá suas portas nesta terça (8), às 9h. Ele estava fechado desde o dia 14 de janeiro por determinação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). Constatando más condições no zoológico, o Ibama suspendeu a visitação do público até que a administração do espaço fizesse reformas consideradas urgentes pelo órgão.
Os problemas estruturais constatados pelo Ibama incluíam espaços de tamanho inferior ao que diz a legislação, ausência de áreas de abrigo e de fuga. Depois de decretado o embargo, o Ibama impediu a reabertura duas vezes por identificar que o avanço nas reformas não fora suficiente. Agora, a prefeitura afirma que as exigências do órgão foram cumpridas.
Segundo a prefeitura, foram feitas reformas nas seguintes áreas: passarela da fauna, setor extra, sistema de cachoeiras dos felinos, núcleo de reprodução, entre outras. Os recintos dos orangotangos e dos chimpanzés, no entanto, permanecerão isolados do público até que sejam completados os trabalhos de enriquecimento ambiental e sombreamento das áreas, segundo o Ibama. O aquário também ficará fechado até a finalização dos consertos elétricos. As demais instalações do parque serão liberadas para a visitação.
