O brasilense já pode respirar ar mais puro por um tempo maior. É que o governador Ibaneis Rocha reduziu, por decreto desta quinta, 24, o toque de recolher. Com circulação liberada antes até as 23 horas, o horário de restrição passa ser agora da 1 às 5.
O novo decreto também amplia em uma hora (das 23 para meia-noite), o horário para a venda de bebidas alcoólicas e o funcionamento de bares de restaurantes.
O recolhimento noturno é uma das medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus, em vigor desde março. A norma exige o fechamento do comércio e proíbe a circulação de pessoas, exceto as que precisam se dirigir para casa após o trabalho ou para atendimento médico.
Quanto a pandemia estava em níveis mais altos, a restrição começava às 20h, mas houve flexibilizações nos últimos meses. Com a redução do toque de recolher, alguns supermercados também podem funcionar até uma hora mais tarde. Os estabelecimentos estão autorizados a abrir conforme horário autorizado em alvará, respeitando o período de recolhimento.