Em declarações neste domingo, 6, o governador Ibaneis Rocha pregou o ‘reforço dos laços cívicos’ do brasileiro, ‘pois o momento exige isso’. “Estamos vivendo um momento em que temos que reforçar esses laços cívicos”, acentuou, na primeira cerimônia do ano da troca da Bandeira na Praça dos Três Poderes.
“Uma solenidade como essa reafirma o nosso compromisso com a Pátria. Acho que todos têm que ter esse envolvimento. Faço questão de estar nessa cerimônia e nas outras de hasteamento que forem feitas”, afirmou.
A cerimônia de troca da bandeira é feita todo primeiro domingo do mês. A solenidade é promovida pela Marinha, Exército ou pela Aeronáutica, além do Governo do Distrito Federal, que se revezam na organização do evento. O rodízio é coordenado pelo Ministério da Defesa.
Na troca, a bandeira nova é hasteada e só quando ela está no alto a bandeira a ser trocada é arriada. O mastro tem 100 metros de altura e é formado por 24 hastes dispostas em círculo que convergem no topo.
Elas simbolizam a convergência dos poderes e de todas as unidades da Federação. A bandeira nacional hasteada no mastro deve medir 186 metros quadrados. Durante a cerimônia de substituição, são executados o Hino da Bandeira e o Hino Nacional.