Os profissionais que recolhem lixo nas ruas, popularmente conhecidos como carroceiros, terão em breve melhores condições de trabalho. Eles receberão treinamento para utilizar triciclos motorizados (tuk-tuks), a fim de abandonar o uso de animais como meio de transporte de suas cargas.
A promessa é do governador Ibaneis Rocha, feita na sexta, 25, durante a inauguração de um ‘papa-entulho’ em Ceilândia. Ele não revelou, porém, de onde virão os recursos e quais as condições de entrega do equipamento. Mas admite que o BRB pode fazer uma parceria com o setor.
Ibaneis entregou em Ceilândia o terceiro Papa Entulho da idade. É um equipamento para recebimento de até um metro cúbico de restos de obras, podas de árvore, materiais recicláveis entre outros. A intenção é que o número chegue a 64 aparelhos para, assim, reduzir a quantidade de lixo no Distrito Federal, principalmente nas áreas mais carentes.
O objetivo é oferecer à população da região um local adequado para a destinação final de pequenos volumes de entulhos, diminuindo os pontos sujos da cidade.