Ibope diverge do Datafolha. Agnelo sai e Frejat vai para o 2º turno
Publicado
emA disputa pelo Palácio do Buriti, no segundo turno, estará entre Rodrigo Rollemberg (PSB) e Jofran Frejat (PR), segundo pesquisa Ibope divulgada neste sábado (4).
Os dados confrontam números do Datafolha, que dá uma diferença de 1% entre Frejat e Agnelo. Pelo Ibope, Frejat tem 29%, contra apenas 22%. Já Rollemberg, segue na frente com 42%.
Veja os números do Ibope
Rodrigo Rollemberg (PSB) – 42%
Jofran Frejat (PR) – 29%
Agnelo Queiroz (PT) – 22%
Luiz Pitiman (PSDB) – 4%
Toninho do PSOL (PSOL) – 2%
Perci Marrara (PCO) – 1%
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Segundo o Ibope, haverá disputa de segundo turno no Distrito Federal entre Rollemberg e Frejat.
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:
Rodrigo Rollemberg (PSB) – 36%
Jofran Frejat (PR) – 25%
Agnelo Queiroz (PT) – 19%
Luiz Pitiman (PSDB) – 3%
Toninto (PSOL) – 2%
(Perci Marrara (PCO) – 0%
Branco / Nulo – 7%
Indecisos – 8%
O Ibope também simulou um segundo turno:
Cenário 1
Jofran Frejat (PR) – 50%
Agnelo Queiroz (PT) – 29%
Branco / Nulo – 14%
Indecisos – 6%Cenário 2
Rodrigo Rollemberg (PSB) – 52%
Jofran Frejat (PR) – 30%
Branco / Nulo – 11%
Indecisos – 6%Cenário 3
Rodrigo Rollemberg (PSB) – 61%
Agnelo Queiroz (PT) – 22%
Branco / Nulo – 11%
Indecisos – 6%
A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo. Foram ouvidos 2.002 eleitores em todo o Distrito Federal entre os dias 1º e 4 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número DF-00072/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01015/2014.