Cientistas publicaram recentemente suas descobertas sobre um par de anéis finos que foram descobertos circundando um pedaço de rocha semelhante a um asteroide que é pequeno demais para ser visto da Terra.
A rocha se chama Chariklo, que é um planeta menor conhecido como centauro. E acredita-se que os anéis que circundam esse pedaço de rocha sejam guiados por uma pequena lua invisível.
Os anéis foram avistados pela primeira vez em 2013, mas foi só no ano passado que os cientistas conseguiram capturar as sombras da luz das estrelas lançadas pelos finos anéis de Chariklo.
A descoberta é emocionante, pois Chariklo – que tem 250 quilómetros de diâmetro – é o único centauro ou asteroide conhecido com anéis estáveis.
Chariklo também é o maior centauro conhecido, embora não esteja claro se esta é a razão de seus anéis. Acredita-se que os centauros tenham origem na Nuvem de Oort, que fica muito além de Plutão.
Mas depois de milhões de anos, eles começam a se mover para dentro e são ejetados do sistema solar pela gravidade de um planeta gigante ou fazem a transição para cometas próximos de Júpiter.
“Os anéis em torno de planetas menores só foram descobertos recentemente, e apenas um pequeno número de tais sistemas é conhecido atualmente”, disse a astrônoma-chefe Amanda Sickafoose, do Planetary Science Institute.