“Melhor que isso, nem mamão com mel”. É assim que idosos recolhidos ao Brasília Palace, dentro da parceria com Governo do Distrito Federal com a rede hoteleira, se manifestam após os primeiros dias na ‘nova casa’. Eles ficarão no hotel, próximo ao Palácio da Alvorada, pelos próximos três meses – ou até acabar a pandemia do novo coronavírus.
Até domingo a lotação deve estar esgotada – são 300 apartamentos, com todo o conforto, além de café da manhã, almoço, lanche, jantar e assistência médica total. Os hóspedes são do grupo de risco por idade, de baixa renda, que não podem compartilhar com os familiares a mesma resid^ncia em função da Covid. Na próxima semana serão definidos novos hotéis.
O Brasília Palace começou a receber os primeiros idosos selecionados para participar do programa “Sua Vida Vale Muito – Hotelaria Solitária”, da Secretária de Justiça e Cidadania (Sejus), no meio da semana. Pelas normas do programa, antes de fazer o check in, todos passam pelo teste rápido e, após o resultado negativo, são encaminhados à recepção do hotel.
O hotel foi cedido pelo empresário Paulo Octávio ao governador Ibaneis Rocha, inicialmente para abrigar um hospital de campanha. Posteriormente, a cessão foi modificada, para abrigar os idosos. A parceria firmada entre o hotel e a secretária prevê valor fixo de R$ 100 (cem reais), repassados pelo GDF, para custear parte das despesas de alimentação (café da manhã, almoço, lanche, jantar e água), segurança e lavanderia. Os custos excedentes serão de responsabilidade do hotel, que não terá lucros durante a cessão. Os beneficiados também participam de oficinas e atividades ao ar livre.
A equipe do Brasília Palace vai atender todas as exigências estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Banheiros, apartamentos, lobby e botoeiras dos elevadores serão constantemente desinfetados com produtos à base de álcool e/ou cloro. Serão disponibilizados álcool em gel 70% nos ambientes comuns do hotel. A limpeza ocorrerá sem a presença do hóspede e toda equipe usará equipamentos de proteção individual (EPI). Ainda de acordo com as medidas protetivas, foi instalado um vidro de isolamento entre o recepcionista e hóspede.