O Brasil não deixa as letras da Legião Urbana envelhecerem. Os fãs não deixam a banda morrer. Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, busca a todo custo manter o legado de seu pai vivo. Já trouxe o músico cantando em holograma, levou uma mega exposição para São Paulo com objetos do artista, e sempre promoveu tributos para manter vivo o espirito do cantor.
Sem intenção de virar polêmica e querendo ajudar o Retiro dos Artistas, Giuliano fez doações para o espaço de alguns objetos de seu pai. Bastou essa atitude para Carmem Manfredini, irmã do músico, divulgar ataques e lamentações contra o gesto de Giuliano.
“Conhecedor do trabalho e da causa da Instituição, que atende 50 artistas idosos, Giuliano decidiu doar alguns objetos pessoais do pai para o Retiro, simplesmente com a intenção de ajudar, pois acreditamos que se Renato fosse vivo com certeza iria se orgulhar da atitude do filho.
“Desde então, foi decidido que o ideal seria fazer um bazar beneficente, pois jamais passou pela cabeça, tanto do Giuliano, quanto dos representantes do Retiro, em fazer um leilão”, rebateu em nota o Retiro dos Artistas.
A pedido de Notibras, o espaço divulgou em primeira mão os preços das peças do acervo que começam com o valor de R$ 30 e chegam a R$ 3 mil. Entre os objetos estão camisas, shorts, uma poltrona, dois sofás, cristaleira, talheres, LPs e livros consumidos por Renato, e até um pote plástico. Nada do acervo intelectual, que continua sob os cuidados do MIS.
“Trata-se de objetos particulares e peculiares que merecem todo nosso respeito. Ficou bem claro pelo próprio Giuliano Manfredini que todo o legado artístico e intelectual do Renato Russo se encontra no MIS de São Paulo (Museu da Imagem e do Som), totalizando mais de 3.000 itens. Os mesmos foram expostos em uma exposição que aconteceu de setembro de 2017 a fevereiro de 2018. E que prosseguirá em exposição itinerante pelo país, dado o respeito que o filho e herdeiro do artista nutre pelos milhões de admiradores do líder da Legião Urbana, Renato Russo.”
O Retiro dos Artistas ainda lamentou tamanha exposição e ataques contra a associação que tem como causa nobre acolher artistas idosos que passam por alguma dificuldade.
“Em cem anos de existência do Retiro dos Artistas, o espaço nunca tinha sofrido uma exposição desnecessária em nenhum momento de sua valorosa e altruísta história” diz o Retiro, culpando a “irresponsável e mentirosa” carta aberta da irmã de Renato Russo.
“A carta tinha somente o objetivo de confundir a opinião pública, tentando assim desonrar não somente o trabalho de um jovem órfão desapegado da matéria, bem como aqueles que dependem da ajuda e da benevolência de pessoas de bem.” Lamentou a instituição.
Os fãs de Renato Russo se encontram no bazar, que acontecerá no próximo sábado (7) entre 12h e 21h no Retiro dos Artistas. Haverá ainda shows com Guilherme Lemos & Banda e André Marçal.