O ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, disse que 66 pessoas morreram em um incêndio que ocorreu no Hotel Grand Kartal, na estação de esqui de Kartalkaya, na Turquia, na província montanhosa de Bolu.
“Lamentavelmente, 66 pessoas morreram e 51 ficaram feridas no incêndio. Ao todo, 238 hóspedes estavam hospedados no hotel quando o incêndio começou”, disse o ministro aos repórteres no local.
Relatórios anteriores disseram que dez pessoas foram mortas e 32 ficaram feridas. De acordo com o Ministro da Saúde Kemal Memisoglu, algumas delas já receberam alta dos hospitais.
“Dos 51 feridos, uma pessoa está em estado grave na UTI. 17 pacientes já receberam alta. O restante continua o tratamento, e sua condição é boa”, disse o ministro.
Yerlikaya frisou que as equipes de combate a incêndio responderam prontamente ao alerta e começaram a apagar o fogo às 4h15, horário local (1h15 GMT).
“Como a parte de trás do hotel tem vista para uma encosta de montanha, os esforços de combate ao incêndio só foram possíveis pela fachada e pelas laterais. Uma equipe investigativa foi encarregada de investigar as causas e circunstâncias da tragédia. Uma investigação completa já começou. Todas as licenças e documentos, relacionados ao hotel e suas operações, serão examinados minuciosamente”, disse Yerlikaya.
O Ministro do Turismo, Mehmet Nuri Ersoy, por sua vez, disse que “o hotel obteve todos os certificados de segurança contra incêndio” e “nenhuma violação de segurança contra incêndio foi descoberta até agora”.