Honduras
Incêndio em presídio feminino deixa 25 mortas
Publicado
emPelo menos 25 detentas de uma penitenciária feminina em Honduras morreram em um incêndio, outras sete foram mortas a facadas e dezenas ficaram feridas durante confrontos violentos entre duas gangues prisionais.
Pelo menos 25 corpos femininos carbonizados foram encontrados nos banheiros do Centro Feminino de Adaptação Social (CEFAS) do Departamento Francisco Morazan, no centro do país, informou a mídia hondurenha.
As vítimas teriam sido mortas por membros da gangue adversária, que trancaram sd adversárias e atearam fogo. O Ministério Público de Honduras confirmou que um total de 41 detentas morreram nos confrontos. Cinco mulheres feridas foram levadas para um hospital local.
“Preliminarmente, sabe-se que 41 pessoas perderam a vida, mas informações mais detalhadas a esse respeito estarão disponíveis após a investigação no local do acidente”, diz o comunicado no site do Ministério Público.
A vice-ministra da Segurança, Semma Julissa Villanueva, disse no Twitter que as agências policiais e os bombeiros tiveram que interferir no motim e declarou estado de emergência na prisão.
A presidente hondurenha, Xiomara Castro, twittou que estava “chocada com o monstruoso assassinato de mulheres” no CEFAS, acrescentando que o incidente aconteceu “à vista e com a conivência” do pessoal de segurança.
Ela ainda se solidarizou com as famílias das vítimas, convocou o ministro da Segurança Ramon Sabillon e o chefe da comissão de revisão do Ministério Público para explicações e prometeu tomar “medidas drásticas” em relação ao incidente na penitenciária.