O ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, anunciou a decisão do governo de comprar armamento pesado da Rússia, como o sistema de defesa S-400. Segundo ele, Washington, que ameaça retaliar com sanções, deve ‘entender’ a postura de Nova Délhi.
Nos Estados Unidos, o Departamento de Estado alertou seus “aliados e parceiros” de que eles enfrentarão sanções se optarem por prosseguir com a aquisição de equipamento militar russo.
“Pedimos a todos os nossos aliados e parceiros que renunciem às transações com a Rússia que correm o risco de desencadear sanções”, disse um porta-voz do Departamento de Estado.
A Índia, porém, respondeu dizendo que é um Estado soberano e que não precisa dar satisfações a outros parceiros, em especial quando se trata da defesa da sua soberania.
Índia e Rússia assinaram um contrato de US $ 5,43 bilhões para a compra de cinco sistemas de defesa antimísseis S-400. As forças indianas terão o mesmo equipamento vendido por Moscou à Turquia, além de aviões de combate.
Segundo o governo de Nova Délhi, o país, que vive em tensão permanente com o vizinho Paquistão, precisa estar preparado para um eventual acirramento da crise.