Notibras

Inflação dispara e consome tudo. Cuidado com o que vai gastar, e se vai comer mesmo

Com o aumento contínuo dos preços na alimentação devido à inflação, especialistas sugerem uma maneira de economizar dinheiro: desperdiçar menos. “Infelizmente, seja por cultura ou falta de conhecimento, ainda desperdiçamos muito alimento”, relata Aline de Andrade , nutricionista em Porto Alegre.

No Brasil, a cada ano, até 70 mil toneladas de alimentos são jogadas no lixo. Os dados estão no segundo relatório de 2008 da Organização das Nações Unidas (ONU) para Alimentação e Agricultura (FAO), que aponta também que 64% do que é plantado no Brasil é descartado.

“Muitas vezes não pensamos sobre isso, mas se prestarmos mais atenção, além da consciência social, evitar o desperdício gera um impacto direto no bolso.”

Com algumas atitudes simples como planejar as compras, utilizar os alimentos integralmente e reaproveitar as sobras é possível reduzir drasticamente o desperdício. Confira abaixo dicas para redução do desperdício de alimentos em 4 momentos diferentes:

Nas compras – Compre de forma inteligente, planeje suas refeições e sempre vá ao supermercado com uma lista de compras. Não vá ao supermercado com fome e evite comprar mais coisas do que necessita

Na despensa e na geladeira – Seja um gerente de sua geladeira e armários: Aprenda a estocar cada alimento corretamente, utilize os ingredientes que possui e aprenda a arte de reaproveitar os alimentos. Abuse do congelador: alimentos congelados tem duração prolongada! Congele sobras de alimentos e produtos frescos antes que eles estraguem. Você também pode fazer isso com a comida que sobra quando você come em restaurantes. Leve para casa e congele. Não tenha vergonha de pedir para levar as sobras.

Cozinhando e comendo – Além da arte de reaproveitar os alimentos, aprenda a utilizar os alimentos por inteiro Desperdiçamos muitos alimentos por não sabermos utilizá-los. Cascas, folhas e talos geralmente são colocados no lixo, mesmo sendo fáceis de preparar e bastante nutritivos. “Entre muitos exemplos, as folhas da cenoura são riquíssimas em vitamina A e o sabor delas é muito parecido ao da salsinha” conta a nutricionista. Também devemos prestar atenção nas porções que escolhemos dentro e fora de casa, servindo apenas o que iremos comer.

Alimentos que não irá consumir – Doe antes do vencimento todos os alimentos que não conseguirá consumir. Não deixe nenhum alimento estragar. Muitas pessoas e entidades irão receber com prazer seus donativos!

Sair da versão mobile