Até lá, mais calor
Inmet prevê choro de nuvens no sábado, 10
Publicado
emAs chuvas chegarão a Brasília no sábado, 10, dando início a uma temporada que se estenderá até o início do próximo ano. No início não serão intensas, mas o suficiente para reduzir as elevadas temperaturas dos últimos dias e aumentar a crítica umidade do ar, que tem registrado índices de até 9%. Até lá, porém, o calor continuará intenso.
A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia, prevê dias quentes e secos ao longo desta semana. Já esta segunda-feira (5) começou com “alerta laranja” para baixa umidade.
Brasília enfrenta uma onda de calor desde os últimos dias de setembro. Segundo o meteorologista Olívio Bahia, do Inmet, a situação ocorre quando a região registra temperatura até 5ºC acima da média por pelo menos três dias consecutivos. “Isso já vem acontecendo há mais de uma semana”, afirma.
No domingo (4), o DF registrou recorde de temperatura, de 36,7°C, e de umidade do ar, em torno de 9%, para o ano de 2020. A projeção do Inmet é que a capital bata novos recordes também nesta semana.
A estimativa é que os termômetros marquem uma mínima de 17°C e a temperatura máxima de 37°C – próximo ao recorde histórico de 37,3ºC, registrado em 15 de outubro de 2017. Já a umidade varia de 15% a 10%.
“Até quarta-feira (7), temos altas temperaturas e baixa umidade como nos últimos dias, mas na quinta (8), o calor se intensifica um pouco mais, e na sexta (9), a temperatura máxima pode chegar a 37°C”, revela Olívio.