Dia das Crianças
Inmetro alerta para os riscos de brinquedo pirata
Publicado
em
Mais um Dia das Crianças chegando e os consumidores devem ficar atentos com os brinquedos piratas, que oferecem inúmeros riscos aos pequenos.
Brinquedo seguro deve conter o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), que comprova que o produto passou por uma série de testes e ensaios para verificar sua segurança.
A pesquisadora tecnologista do Inmetro, Millene Cleto, alerta que é preciso checar as informações da embalagem, que trazem indicação de faixa etária, restrições e eventuais riscos, e que os brinquedos devem ser comprados no mercado formal.
Também é preciso ter atenção redobrada para que um filho menor não acesse o brinquedo dos mais velhos. E, em caso de qualquer acidente com um produto, registrar a ocorrência no Sistema Inmetro de Monitoramento de Consumo, no site do Instituto: gov.br/inmetro.
Consumidores também devem ficar atentos aos preços dos produtos. Um levantamento do Procon Carioca para 30 produtos em sites de seis grandes lojas encontrou uma variação de até 365% para um mesmo brinquedo.
