Natal
Inspeção sanitária investiga esgoto jogado na praia de Areia Preta
Publicado
em
Uma nova ocorrência de lançamento de esgoto foi registrada na praia de Areia Preta, na Zona Leste de Natal, conforme confirmou a prefeitura da capital potiguar. A fiscalização foi intensificada entre os dias 11 e 13, mas a origem do esgoto ainda não foi identificada.
De acordo com o boletim de balneabilidade emitido no dia 11 de outubro, a praia foi considerada própria para banho, após passar 21 meses imprópria, devido a níveis elevados de coliformes, entre novembro de 2022 e agosto de 2024.
No entanto, no dia 4 de outubro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) identificou uma nova descarga de água servida.
Em resposta, uma reunião foi realizada com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e a Agência Reguladora de Saneamento Básico (Arsban), e uma operação conjunta foi iniciada.
A suspeita é de que o problema possa estar relacionado ao bairro de Mãe Luiza, o que causou a suspensão temporária do levantamento que estava sendo feito na Avenida Sílvio Pedroza
Leonardo Almeida, supervisor geral de fiscalização ambiental, afirmou que a investigação continua até que a origem seja identificada. Ele destacou que lançar esgoto na rede de drenagem é uma infração gravíssima, sujeita a multas, e que o município está comprometido em manter as praias em condições adequadas para a população.
