Uma nova ocorrência de lançamento de esgoto foi registrada na praia de Areia Preta, na Zona Leste de Natal, conforme confirmou a prefeitura da capital potiguar. A fiscalização foi intensificada entre os dias 11 e 13, mas a origem do esgoto ainda não foi identificada.
De acordo com o boletim de balneabilidade emitido no dia 11 de outubro, a praia foi considerada própria para banho, após passar 21 meses imprópria, devido a níveis elevados de coliformes, entre novembro de 2022 e agosto de 2024.
No entanto, no dia 4 de outubro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) identificou uma nova descarga de água servida.
Em resposta, uma reunião foi realizada com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e a Agência Reguladora de Saneamento Básico (Arsban), e uma operação conjunta foi iniciada.
A suspeita é de que o problema possa estar relacionado ao bairro de Mãe Luiza, o que causou a suspensão temporária do levantamento que estava sendo feito na Avenida Sílvio Pedroza
Leonardo Almeida, supervisor geral de fiscalização ambiental, afirmou que a investigação continua até que a origem seja identificada. Ele destacou que lançar esgoto na rede de drenagem é uma infração gravíssima, sujeita a multas, e que o município está comprometido em manter as praias em condições adequadas para a população.