EUA e Inglaterra
Inteligência Artificial pode ser zebra nas eleições de 2024
Publicado
emO rápido desenvolvimento da inteligência Artificial (IA) pode representar uma ameaça à democracia durante as próximas eleições presidenciais nos Estados Unidos e as eleições parlamentares no Reino Unido, alertou Dame Wendy Hall, membro do Conselho de IA do governo britânico.
“No ano que vem, veremos um crescimento da desinformação, as falsificações profundas deste mundo, porque a IA torna muito fácil fazer isso”, disse.
“Temos duas grandes eleições no ano que vem – Estados Unidos, Reino Unido – e a UE também tem eleições. Vejo isso como uma ameaça à democracia. De certa forma, precisamos ajudar as pessoas a entender de onde estão recebendo as mensagens.”
Hall apontou que o risco que a IA pode representar hoje é mais importante do que “preocupar-se com uma ameaça existencial daqui a cem anos”, o que, em sua opinião, é uma possibilidade, mas muito improvável no momento.
“Estou feliz por estarmos assumindo a liderança de que precisamos pensar sobre a regulamentação global na área de IA da mesma forma que pensamos sobre a ciência do clima”, afirmou.
A especialista acrescentou que, apesar de todos os riscos, as tecnologias de IA também podem ajudar os políticos a fazer resumos de informações, pois “muitas vezes falam sobre coisas das quais nada sabem”.
A administração do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, disse no início deste ano que a primeira cúpula global de IA está marcada para ocorrer no Reino Unido, para discutir os riscos potenciais da IA e as maneiras de superá-los.