Internacional ignorou a vantagem de poder levar até um gol do Grêmio e conquistou, neste domingo, o tetracampeonato gaúcho (43º de sua história) com uma goleada no maior rival no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Praticamente sem levar sustos, o time colorado marcou com Alex (2), D’Alessandro e Alan Patrick para fazer 4 a 1 no Grêmio e manter a hegemonia recente no Rio Grande do Sul.
Se já entrou em campo tranquilo com a vitória por 2 a 1 conquistada na Arena Grêmio, o Inter ampliou a vantagem ainda no primeiro tempo, quando o herói da 1ª final com dois gols, Rafael Moura, ajeitou para D’Alessandro marcar.
O time colorado definiu o título em 12 minutos, com uma atuação empolgante dos dois maiores ídolos colorados em campo. Campeão mundial em 2006, Alex marcou o segundo com um leve desvio. Já D’Alessandro sofreu pênalti convertido por Alan Patrick e participou da jogada do quarto gol, concluída por Alex. O gol gremista foi marcado por Ernando, contra.
Com o título garantido, o Internacional passou a administrar o placar e provocou momentos de fúria de gremistas. Após alguns lances com discussões, aos 36min, o árbitro Márcio Chagas da Silva expulsou o colorado Willians e o tricolor Pará.
A vitória colorada marca também o primeiro título de Abel Braga desde a sua volta ao Internacional. O treinador marcou época com as conquista da Libertadores e do Mundial em 2006.