A Guerra das Rosas
Internet semeia ideias chulas tentando avançar no mundo do esoterismo

Como nos tempos da Inquisição, a fogueira das vaidades alimentada por interesses escusos e comerciais têm efeitos nefastos, para não dizer demoníacos, na implosão das sociedades herméticas.
Na maioria das culturas e durante o desenvolvimento da civilização humana, aquilo que é considerado “oculto” é sinônimo de bruxaria, feitiçaria, e, por conseguinte, magia. A pesar da repressão, perseguição e sacrifício de milhares de adeptos ou suspeitos das práticas ocultistas pela “Santa Inquisição”, o culto aos espíritos resiste às intempéries humanas há milhares de anos.
Mesmo condenada pelos religiosos, intelectuais e o meio acadêmico-científico, as Ciências Ocultas seguem a sua jornada difundindo o pensamento hermético através de escritos, informações orais e práticas. A prova inconteste é que estamos falando disso nesse momento.
Aqui vale salientar que o Mago, praticante da Magia, usa de rituais, símbolos, meditação e outros métodos para atingir estados excepcionais de consciência, nos quais, de acordo com os ensinamentos do ocultismo, poderes sutis podem ser direcionados às entidades incorpóreas, ou elementais, para provocar mudanças nas pessoas, na humanidade e no mundo. As ordens herméticas conceituadas, seus mestres, adeptos e iniciados cumprem essa missão.
A filosofia oculta está alicerçada sobre três pilares: o neoplatonismo que surgiu na Grécia Antiga; o Hermetismo Egípcio, gravado no Livro de Hermes ou a Tábua de Esmeraldas; e a Cabala, oriunda das comunidades judaicas. Todas elas bebem da mesma fonte esotérica. Essas tradições são transmitidas ao longo do tempo por uma variedade de práticas e ensinamentos, às vezes em segredo, com o apoio e financiamento das organizações herméticas, como a Maçonaria e Ordem Rosa-Cruz – ORC.
A Ordem Rosa-Cruz é uma organização esotérica cuja origem remonta à meados do século XVII, então fundada pelo frade, alquimista e filósofo alemão Christian Rosenkreutz (1378-1484). Segundo reza a lenda, Rosenkreutz teria nascido na região do Reno, prolongando a sua vida até os 105 anos, com o uso de elixires alquímicos. O monge Rosenkreutz viajou para o Oriente, África e Europa, onde estudou as artes esotéricas e recebeu a Iluminação. Em 1614 os seguidores de Rosenkreuse publicaram o “Manifesto Rosa-Cruz”, documento apresentando os princípios da Ordem, convidando os interessados a se juntarem à organização.
Os fundamentos que norteiam a Ordem Rosa-Cruz são a Busca da Verdade; Amor e Compaixão; e a Auto-Transformação. Baseada nessas premissas a Ordem orienta os adeptos a se transformarem espiritualmente para alcançarem a iluminação. Mas, nem tudo são flores na Ordem Rosa-Cruz, pois os conflitos que envolvem a associação hermética atingem milhões de seguidores e simpatizantes em todo o mundo.
A Guerra das Rosas atingiu o seu auge no entremeio das duas grandes guerras mundiais, nos anos 1930. As batalhas mais pitorescas resultaram dos confrontos de duas ordens rosa-cruzes americanas então consagradas: a Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis (AMORC) e a Fraternitas Rosae Crucis (FRC). Ambas se consideravam herdeiras da Ordem Rosa Cruz universal.
Pois bem… Uma acusava a outra de fraudes e condutas escusas. O caldo engrossou com a entrada no conflito da Fraternidade Rosa-Cruz e a Sociedade Rosicruciana in America (SRIA), mesmo com uma atuação parcial de ambas na peleja. Naquela época ingressar em uma dessas irmandades era uma missão quase impossível, exigindo esforços e indicações de peso.
Em plena Depressão Americana dos anos 1930 a Ordem Rosa Cruz vivia a sua Época de Ouro. Como nos dias de hoje, a disputa nos seio da Irmandade tornou-se acalorada com a introdução do ensino remoto na instituições. Em meio ao desemprego em massa, os cursos à distância proliferaram como moscas. Milhões de estudantes do mundo inteiro se matriculavam, recebendo pelo correio as apostilas sobre inúmeros temas esotéricos. Os milhões de dólares arrecadados era algo parecido como as minas do Rei Salomão. O mercado milionário alimentou a disputa pela supremacia rosacruciana nas quatro ordens rosa-cruzes americanas. As ordens mencionadas continuaram oferecendo os seus serviços e, mediante um acordo de cavalheiros, as hostilidades cessaram. Ou diminuíram, porque guerra é guerra.
O colossal alcance da internet em nível global semeou e disseminou centenas de milhares de ordens “esotéricas” e “iniciados” oferecendo seus produtos de qualidade duvidosa a preços módicos. Nessa seara há que separar o joio do trigo, todavia.
……………
Os estudiosos das Ciências Ocultas que queiram aperfeiçoar os seus conhecimentos herméticos em paz, o Colégio dos Magos e Sacerdotisas está convocando novos membros para ingresso a Irmandade. Aos interessados, a partir de 7 de abril serão iniciados os cursos online de “Magia: fundamentos e práticas”, ministrado pelo alquimista Marco Mammoli e “Tarot, o Oráculo das Predições: Passado, Presente e Futuro”, ministrado pelo tarólogo e quirólogo Giovanni Seabra. As matrículas estão abertas e os interessados podem entrar em contato direto com o Colégio dos Magos e Sacerdotisas através da Bio, Direct e o Whatsapp: 81 997302139.
………………..
Hussein Sabra el-Awar é Membro Conselheiro do Colégio dos Magos e Sacerdotisas – @giovannniseabra.esotérico – @colegiodosmagosesacerdotisas
