Cerca de um milhão de pessoas foram afetadas por inundações no estado de Odisha, com 500 vilarejos submersos, segundo estimativas oficiais divulgadas pelo governo da Índia. Desde sexta-feira, um total de 14 pessoas perderam a vida em incidentes relacionados à chuva em toda a área.
Autoridades locais enviaram várias equipes de resgate em muitos distritos, inclusive nas regiões fortemente atingidas pelas enchentes de Mayurbhanj, Kendrapara e Balasore.
De acordo com a força local de resposta a desastres, 120.000 pessoas foram evacuadas das áreas afetadas. Os rios Subarnarekha e Baitarani estão cheios e fluindo acima da marca de perigo em vários locais nos distritos de Balasore e Mayurbhanj. Embora as águas das enchentes estejam recuando na maioria dos distritos, Balasore continua a receber fortes inundações.
Segundo as autoridades, pelo menos 150 aldeias ainda estão submersas na região, mas a administração distrital conseguiu evacuar 40.000 pessoas para áreas mais seguras do estado.
O ministro de Recursos Hídricos de Odisha, Tukuni Sahu, disse que a situação é sombria, já que os rios Subarnarekha e Baitarani ultrapassaram o nível de perigo, acrescentando que as águas das enchentes devem diminuir a partir de terça-feira.
Enquanto isso, o Departamento Meteorológico da Índia (IMD) prevê mais chuvas para Balasore e áreas adjacentes na terça e na quarta-feira.