Notibras

Invasor do Torto ganha casas provisórias em terras de Sobradinho

Cinquenta famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Desempregados foram transferidas para a fazenda Palmares, em Sobradinho. No último sábado (17), o grupo formado por cerca de 200 pessoas invadiu uma área próxima à Granja do Torto.

O terreno pertence à Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap). “Negociamos uma transferência pacífica e agora vamos estudar a disponibilidade de terrenos para que eles possam colocar em prática o projeto de agricultura sustentável que nos apresentaram”, disse o subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular, da Secretaria de Relações Institucionais e Sociais, Acilino Ribeiro.

A retirada das pessoas e das 30 barracas armadas no terreno foi coordenada por Ribeiro, em parceria com outros órgãos do Governo do DF. A Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural doou 50 lonas de plástico; a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social forneceu 50 cestas básicas. Dois caminhões e duas vans também foram cedidas para o transporte das pessoas e de toda a bagagem, como colchões, ferramentas e armação das barracas.

O grupo permanecerá acampado na fazenda Palmares até que seja transferido para uma área definitiva. “Esperamos solução rápida para a nossa luta, que já dura uma década”, disse o coordenador do movimento, Francisco Lima Pereira. “Uma coisa já é positiva, estamos com diálogo aberto e franco com o governo do DF e acreditamos que tudo vai ser resolvido”, completou.

Sair da versão mobile