O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu 0,36 por cento na segunda quadrissemana de agosto, depois de avançar 0,53 por cento no período anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.
Apesar desse índice, a previsão do presidente do Banco Central Alexandre Tombini é a de que a inflação acumulada em 12 meses deve atingir o pico neste trimestre e permanecer em níveis elevados até o final do ano, para depois iniciar trajetória de queda.
Na estimativa do BC, a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve ficar em 9%, este ano. Para 2016, a previsão é que a inflação recue e encerre o ano em 4,8%.
Tobini disse que a previsão é que a inflação volte a convergir para o centro da meta a partir de 2017. “No início do ano, as medianas das expectativas para inflação de 2017 a 2019 se encontravam muito acima do nível de 4,5% ao ano. Atualmente, verifica-se convergência das expectativas para o centro da meta em um intervalo de médio e longo prazo”, acrescentou.