Curta nossa página


Pós-morte de Soleimani

Irã avisa ao mundo que pode ter sua própria bomba

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição

O Irã interrompeu suas obrigações sobre o acordo nuclear de 2015.. O anúncio foi feito neste domingo e vem no rastro do assassinato do general Qasem Soleimani, ordenado pelo presidente norte-americano Donald Trump.

“Ao dar o quinto passo na redução de suas obrigações, o Irã está abandonando a última limitação prática essencial do Plano de Ação Conjunto Conjunto, que trata do número de centrífugas nucleares”, disse o comunicado do governo.

Embora afirme que manterá sua cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica, o Irã sinaliza que pode produzir suas próprias armas nucleares.

Ainda segundo o comunicado feito por Teerã, a única possibilidade de a decisão ser revista é o levantamento total das sanções econômicas impostas ao país. O Irã assinou com o aval da Rússia e China um acordo nuclear com o Ocidente em 2015.

Porém, após assumir o governo americano, Trump decidiu retirar-se do tratado, impondo novas e mais severas sanções ao país dos aiatolás. Mesmo assim, o Irã manteve a palavra firmada com a União Europeia e manteve seu programa para fins pacíficos.

O quadro agora, entretanto, é outro. Ao decidir enriquecer urânio a níveis elevados, os iranianos estarão em condições de produzir suas próprias bombas.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.