Pronto pra tudo
Irã planeja estender alcance de seu novo míssil hipersônico
Publicado
emA República do Irã se juntou ao clube de mísseis hipersônicos no início deste mês, depois que o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica revelou o míssil hipersônico Fattah (‘Conquistador’ ou ‘Doador de Vitória’). Os americanos temem que os iranianos já disponham de quase mil unidades dessas armas. O alcance atual é de 600 quilômetros, revelou o comandante da Força Aeroespacial do IRGC, Amir Ali Hajizadeh.
“O fato de termos construído o míssil Fattah com o novo alcance de 1.400 km, não significa que não teremos um míssil com alcance de 2.000 km ou mais com essas características no futuro, disse Hajizadeh numa cerimónia na Universidade de Mazandaran.
“Hoje”, disse o comandante, o Irã “alcançou todas as tecnologias complexas na indústria de defesa” e terá mais “boas notícias para nosso amado povo no campo de mísseis” no futuro.
O Irã depende de seu arsenal convencional de mísseis balísticos e de cruzeiro como seu principal impedimento contra a agressão estrangeira, rejeitando armas nucleares e todos os outros tipos de armas de destruição em massa como incompatíveis com os princípios do Islã.
O país construiu sua indústria de defesa do zero nos últimos quarenta anos, depois de ter sido cortado de seus fornecedores tradicionais de armas ocidentais após a Revolução de 1979, desenvolvendo e colocando em campo uma série de mísseis, drones, radares e outros sistemas avançados de armas, e criando uma base nacional no setor de eletrônica de defesa.
A República Islâmica deu um grande passo na ciência de foguetes no início deste mês, quando revelou o Fattah, que supostamente é capaz de acelerar para Mach 13-15 e manobrar durante o voo. As imagens que acompanham a inauguração do míssil mostraram seu lançamento, pouso no alvo e teste do motor, revelando que ele é equipado com um bocal de vetorização de empuxo que permite a direção em voo, tornando sua trajetória imprevisível.
O ex-chefe do Comando Central dos EUA, Kenneth McKenzie, disse ao Congresso no ano passado que os EUA estimam que o estoque de mísseis do Irã consista em “mais de 3.000” mísseis de vários alcances e classes.